A narrativa desse romance reflete o pensamento e as emoções confusas do protagonista Luís da Silva. Graciliano Ramos soube muito bem colocar esse sentimento que mistura ira, inveja e ciúme em Luís da Silva. Esse é o ponto forte do romance; o ponto fraco são os outros personagens fora Luís da Silva, Julião Tavares e Marina, porque eles estão ali mais para fazer figuração. Para dizer a verdade, eu gostei muito desse livro. O título do livro é correto, pois a angústia do personagem passa para o leitor porque tive a impressão que Graciliano Ramos poderia ter criado uma história parecida com menos páginas e personagens. Quanto à narrativa, ela realmente ganha força no final do livro, mas até lá é preciso um pouco de paciência.
Graciliano faz de Julião Tavares um personagem odioso desde o início. Marina é frívola e preguiçosa, mas desperta uma paixão ciumenta em Luís. O personagem principal relembra vários momentos da sua vida sem uma ordem definida. Sua rotina detestável ,também é descrita pro Graciliano de uma maneira que parece que você está vivendo tudo aquilo. Como eu disse, os outros personagens de Angústia não acrescentam muito à trama.
Graciliano parece ter sido inspirado em Crime e Castigo, de Dostoievski, principalmente para reproduzir a psicologia do culpado. Luís da Silva é um personagem invejoso e irado. Ora, a ira causa a perturbação da mente, e isso é o que o protagonista exibe durante o romance, ou seja, um amor muito louco por Marina e um ódio de início irracional por Julião, mas que depois a isso é acrescentado o fato de Julião ter um caso com Marina.
Luís não é um personagem sábio, se não teria se lembrado das palavras de Jó: “Porventura responderá o sábio com ciência de vento? E encherá do vento oriental o seu ventre?” O ódio o domina, e ,no final, o leva ao assassinato.
O livro é bom, mas eu prefiro São Bernardo, do mesmo autor. Graciliano tem um estilo muito sóbrio, o que o torna fácil de ler. Eu acho que faltou algum personagem que alertasse Luís da Silva sobre sua loucura e que pudesse oferecer algum tipo de saída ou redenção para seu ódio, mas isso é apenas uma opinião pessoal.